Apresentação

As ações de Extensão realizadas pelo corpo social do Instituto de Doenças do Tórax (IDT/UFRJ) fazem parte do conjunto de atividades orientadas pela Política de Extensão Universitária da UFRJ. As atividades são categorizadas como Programas, Projetos, Cursos e Eventos, e podem ser coordenadas por docentes e/ou técnicos-administrativos, devendo garantir a participação de estudantes da UFRJ em suas equipes.

 

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2010)

 

Extensão Universitária no Instituto de Doenças do Tórax

 

A Extensão no IDT tem sido desenvolvida nos últimos anos através de Projetos, Cursos e Eventos, contando com a participação dos servidores como coordenadores dessas ações que são voltadas para o público externo da Instituição. 

 

Capitaneada pela Telemedicina, que tradicionalmente oferece o “Curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo” e, mais recentemente, o “Curso de Introdução a Bioética”, ambos no formato EaD, em andamento, também podemos destacar iniciativas realizadas, como os eventos: “Seminário Permanente Tuberculose e suas Interfaces”, “Encontro de Residentes e ex-Residentes do Instituto de Doenças do Tórax” e “Tuberculose tem cura? Sim!”; os cursos de Extensão “Educação Permanente para a Promoção e Prevenção da Tuberculose nas Comunidades”, “Capacitação para o Controle da Tuberculose”; e o Projeto de Extensão "Saúde Respiratória":

 

O IDT que tem como missão a “geração do saber na área da Pneumologia e a formação profissional para a melhoria da saúde da população e  o contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de saúde e de educação em saúde” vem garantindo que, além do Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços, vários segmentos da população acessem e interajam com o conhecimento aqui produzido através de suas atividades por meio de ações de Extensão Universitária.

 

No entanto, existem atividades voltadas para o público externo (majoritariamente) que hoje são desenvolvidas e ainda não possuem registro e poderiam ser cadastradas como atividades de Extensão, possibilitando que servidores e estudantes participem e creditem essas atividades, certificando-as pela Pró-reitoria de extensão da UFRJ.

 

Para o registro dessas atividades a Coordenação de Extensão do IDT está disponível, seja para orientar os trâmites atuais para o cadastro e aprovação, seja para assessorar a adaptação das atividades ao formato e diretrizes de Extensão Universitária hoje vigentes na UFRJ.

 

Como a minha atividade pode ser inscrita como ação de Extensão Universitária?

 

As atividades de Extensão são aquelas direcionadas (majoritariamente) ao público externo da Universidade, gratuitamente, podendo também incluir a participação do público interno (estudantes, técnicos e docentes).

 

A forma como essa atividade é realizada, incluindo: o diálogo com o público-alvo; um processo de avaliação que inclua os participantes; o impacto que essa ação terá na sociedade, assim como o impacto que a participação do público-alvo terá na própria atividade é importante para que esteja caracterizada como atividade extensionista e não apenas como prestação de serviços (que na UFRJ não é considerada Extensão).

 

Que tipo de atividade pode ser registrada?

 

As atividades podem ser registradas como Eventos, Cursos (iniciação, atualização, treinamento e qualificação e aperfeiçoamento), Projetos e Programas. 



Como registrar a minha ação de Extensão? 

 

As ações são inscritas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) no módulo de atividades de Extensão. Deve ser avaliada pela Coordenação de Extensão da Unidade e pela Direção da Unidade, antes de ser apresentada para avaliação da Pró-Reitoria de Extensão. Esse trâmite garante que as ações sejam certificadas pela PR5 e consideradas ações extensionistas da UFRJ.

 

As ações devem contemplar a participação de estudantes na equipe, pois atualmente os estudantes precisam cumprir créditos em Extensão para integralização dos seus currículos.

 

Docentes e técnicos-administrativos podem ser proponentes/coordenadores de Ações de Extensão na UFRJ.

 

“A extensão é um espaço diferenciado que conecta a universidade aos demais setores da sociedade, conferindo à sua formação mais dinamismo e inúmeras oportunidades de vivências práticas e que envolvem participantes, grupos, redes e instituições de dentro e fora da UFRJ” (Guia da Extensão, UFRJ, 2022)

 

  

Mais Informações:
MEC

FORPROEX

Pró-Reitoria de Extensão (PR5)

 

Contato:

Coordenação de Extensão

3938-2953

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Instituto de Doenças do Tórax - UFRJ
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 1º andar - sala 01D 58/60 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 21941-913
Tel: 3938-2887

CNPJ: 33.663.683/0028-36

Destaques

mec-ead logo acesso projeto-melhores idt banner link ouvidoria ufrj

 

UFRJ IDT - Instituto de Doenças do Torax
Desenvolvido por: TIC/UFRJ