Residência Médica
A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e consiste numa modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de professores e médicos de elevada qualificação ética e profissional. É considerada o "padrão ouro" da especialização médica e, cumprida integralmente, confere ao Médico Residente o título de especialista.
Por serem programas desenvolvidos dentro de uma Universidade, ligados a uma das melhores Faculdades de Medicina do país, nossos Programas de Residência Médica promovem uma conexão permanente entre a assistência, o ensino e a pesquisa, formando tanto profissionais capacitados para o mercado de trabalho, quanto pré-qualificados para o ingresso na carreira acadêmica.
Os PRM em Pneumologia e Cirurgia Torácica do Instituto de Doenças do Tórax estão credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, da Secretaria de Ensino Superior do MEC:
- PRM em Pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax está credenciado pelo parecer 593/2019, aprovado em 25 de Abril de 2019.
- PRM em Endoscopia Respiratória - Área de Atuação em Pneumologia está credenciado pelo parecer 89/2023, aprovado em 26 de Janeiro de 2023.
- PRM em Cirurgia Torácica está em fase de recredenciamento.
Nossos PRM possuem corpo clínico altamente qualificado, formado por Doutores e Mestres com grande experiência prática nas suas respectivas áreas. Oferecemos leitos de Pneumologia e Cirurgia Torácica, acesso a leitos de várias outras especialidades clínicas e cirúrgicas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e ambulatórios especializados (Programas de asma, DPOC, tabagismo, oncopneumologia tuberculose, sono, doenças intersticiais pulmonares, circulação pulmonar e transplante pulmonar) e acesso institucional ao Portal de Periódicos CAPES. para a prática clínica. Para o treinamento de habilidades fundamentais para a formação do pneumologista oferecemos o Laboratório de Função Pulmonar (espirometria, medidas da capacidade de difusão, pletismografia, oscilometria de impulso, teste do exercício cardiopulmonar) e Setor de Broncoscopia (broncoscopia flexível, broncoscopia rígida, EBUS, sonda de Crio para procedimentos de biópsia ou desobstrução).
Para cumprir os 25% de carga horária teórica, exigida pela CNRM e MEC, realizamos reuniões multidisciplinares em oncopneumologia e pneumopatias intersticiais, discussões semanais de artigos científicos e casos clínicos apresentados pelos residente e seminários cobrindo os principais temas das duas especialidades aberto ao público às quartas-feiras das 13:00 às 15:00 na sala Alberto Araújo no 3º andar.
Nossos PRM oferecem:
- Quatro vagas para R1 em Pneumologia - pré-requisito: conclusão do PRM, credenciado pelo MEC, em Clínica Médica
- Uma para R1 em Cirurgia Torácica - pré-requisito: conclusão do PRM, credenciado pelo MEC, em cirurgia geral
- Duas vagas para R3 de Endoscopia Respiratória - Área de atuação em Pneumologia - pré-requisito: conclusão do PRM, credenciado pelo MEC, em Pneumologia ou Cirurgia Torácica.
Para ingressos a partir do ano de 2025, os PRM do Instituto de Doenças do Tórax aderiram ao ENARE.
Regimento da Residência Médica do Instituto de Doenças do Tórax
Regulamento do Alojamento Regulamento do Alojamento
Coordenador do Programa de Residência Médica:
Drª Nadja Polisseni Graça
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.