Modalidades
As Ações de Extensão Universitária podem ser realizadas a partir de difententes modalidades, são elas Programas, Projetos, Cursos e Eventos.
Programa
O Programa de Extensão Universitária organiza um conjunto de atividades de Extensão, por área, temática ou características afins e podem ser organizados e ofertados por Unidades, Centros ou outras formas de organização conjunta. Além dos Programas atualmente organizados pelas Unidades a Pró-Reitoria de Extensão (PR5) utiliza Programas pré-estabelecidos que são com o objetivo de organizar as ações de extensão da UFRJ por temas comuns, chamados Programas Articulados e Programas de FOrmação, para Cursos de Extensão.
Projeto
O Projeto de Extensão é definido como ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado de no mínimo doze meses de execução.
Curso
O Curso de Extensão é definido como ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.
Presencial: 80% da carga horária presencial
À Distância: 20% de atividade presencial, no máximo.
NÍVEIS
- Iniciação: Oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento;
- Atualização: Atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas, revendo e/ou apresentando novas aquisições técnico-científicas ou culturais em qualquer área do conhecimento;
- Treinamento e qualificação profissional: Treinar e qualificar em atividades profissionais específicas, promovendo o aprimoramento de técnicas necessárias ao desempenho profissional;
- Aperfeiçoamento: Complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático em determinada área do saber universitário.
É destinado unicamente a graduados, com carga horária mínima de 180h (cento e oitenta horas) horas e carga horária máxima de 359h (trezentos e cinquenta e nove horas).
Evento
O Evento de Extensão é a ação definida pela apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela universidade, e que tenham com público majoritário e prioritário membros da comunidade externa.
Pode ser caracterizado como: campanhas em geral, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, concurso, debate, encontro, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos seminário, simpósio e torneio, que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos.